Horas extras e prazo para ação


Dúvida de Leitor

Boa tarde !!

Trabalho em uma empresa a 1ano e 7 meses . Meu primeiro ano fazia uma carga horária de 12h com 1h de almoço (hoje trabalho 8h por dia).
Minha pergunta é !Como faço para receber as horas que trabalhei no primeiro ano ?
Mesmo trabalhando na empresa quantos anos a lei me garante ?
Agradeço desde já !


Prezado,
As horas extraordinárias, feitas no primeiro ano de trabalho, poderão ser reclamadas em ação judicial na Justiça do Trabalho, após a extinção do contrato de trabalho.

A lei diz que o trabalhador, após ver seu contrato de trabalho extinto, tem 2 anos para reclamar na justiça, eventuais direitos trabalhistas. Sendo que nessa ação, o empregado poderá requerer direitos em até 5 anos retroativos. Ou seja, extinto o contrato de trabalho, você terá 2 anos, a contar da extinção, para entrar na justiça. Na ação, você poderá pleitear direitos trabalhistas em até 5 anos retroativos, a contar da entrada da ação e não da extinção do contrato de trabalho.

Nas palavras do Prof. Ricardo Resende:

1ª) temos dois prazos prescricionais trabalhistas:
  
                              a) O prazo de dois anos (prescrição bienal), que é o limite, contado PARA FRENTE, a partir da extinção contratual, para ajuizamento da ação;
   
                              b) O prazo de cinco anos (prescrição quinquenal), que é o período em relação ao qual podem ser reclamados direitos decorrentes da relação de emprego.

2ª) o prazo bienal é fixo, isto é, deve ser sempre contado a partir da data da extinção do contrato de trabalho. Passados dois anos e um dia, estará prescrita a pretensão do trabalhador, e nada mais poderá ser reclamado.

3ª) o prazo quinquenal é “móvel”, no sentido de que é contado PARA TRÁS, a partir da data do ajuizamento da ação. Assim, se a ação foi ajuizada no dia seguinte ao do desligamento, o trabalhador poderá reclamar os créditos constituídos nos cinco últimos anos do contrato de trabalho. Por sua vez, se a ação foi ajuizada no último dia do prazo, ou seja, dois anos após a extinção contratual, o trabalhador poderá reclamar os créditos constituídos nos três últimos anos do contrato de trabalho (dois anos decorridos desde o ajuizamento + três anos anteriores = cinco anos).

Atenciosamente,
Sabrina.



Súmula 308 do TST - Prescrição quinquenal (Res 6/1992, DJ 05.11.1992. Nova redação em decorrência da incorporação da Orientação Jurisprudencial nº 204 da SDI-1 - Res. 129/2005, DJ. 20.04.2005)
I. Respeitado o biênio subsequente à cessação contratual, a prescrição da ação trabalhista concerne às pretensões imediatamente anteriores a cinco anos, contados da data do ajuizamento da reclamação e, não, às anteriores ao quinquênio da data da extinção do contrato. (ex-OJ nº 204 - Inserida em 08.11.2000)
II. A norma constitucional que ampliou o prazo de prescrição da ação trabalhista para 5 (cinco) anos é de aplicação imediata e não atinge pretensões já alcançadas pela prescrição bienal quando da promulgação da CF/1988. (ex-Súmula nº 308 - Res 6/1992, DJ 05.11.1992)

Prescrição conforme art. 7.º, XXIX, da CF/88:
"ação, quanto aos créditos resultantes das relações de trabalho, com prazo prescricional de cinco anos para os trabalhadores urbanos e rurais, até o limite de dois anos após a extinção do contrato de trabalho;" (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 28, de 25/05/2000)



6 comentários :

  1. Boa noite,
    Trabalho em um órgão publico federal, efetuei horas extras em 2006, posso mover uma ação recamando o pagamento dessas horas ?
    Grata pela atenção

    ResponderExcluir
  2. Trabalhei 2 anos e fazia horas extras diariamente de segunda a sábado,porém não era paga corretamente,mas estão todas documentada em folha de ponto e fui desligada a 3 meses.Eu tenho direito de receber esse valor?

    ResponderExcluir
  3. Trabalhei 8 anos numa empresa privada como vigia noturno numa carga horária de 14/36 sendo que no outro dia após ter trabalhado 14 horas na noite, voltava pra cumprir mais duas horas (horário que a empresa fechava pra o almoço) a empresa fechou( não por motivo de falência) recebi todos os direitos da carteira de trabalho (recisão, fgts), mas quero receber essa horas extraordinárias, como faço?

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Trabalhei 8 anos numa empresa privada como vigia noturno numa carga horária de 14/36 sendo que no outro dia após ter trabalhado 14 horas na noite, voltava pra cumprir mais duas horas (horário que a empresa fechava pra o almoço) a empresa fechou( não por motivo de falência) recebi todos os direitos da carteira de trabalho (recisão, fgts), mas quero receber essa horas extraordinárias, como faço?

    ResponderExcluir
  6. Olá, você poderá entrar com uma reclamação trabalhista, ate dois anos junto a um advogado competente.

    ResponderExcluir